terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cuidado Com o Louvor Ególatra


Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?
Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre.”  Eclesiastes  1.2-4

É triste como algumas pessoas pecam ao entoar cânticos na igreja. As musicas cantadas nas mesmas não podem ser antropocêntricas, mas sim Teocêntricas. O culto deve agradar a Deus e não aos homens, as canções devem conter  palavras de exaltação, honra e glória ao Criador do Universo e nós, comunidade adoradora precisamos não apenas cantar    mas ter em mente que todo elogio, admiração, honra e glória devem ser somente a Deus. Esta atitude gera um louvor sincero e agradável ao Senhor da igreja.
Infelizmente o que encontramos são cultos que buscam agradar aos homens. Sem a preocupação de servir a Deus, as musicas que massageiam o ego do homem e as mensagens de auto-ajuda estão cada vez mais presentes em nossas igrejas.
Para piorar a mídia está vendo a música evangélica como fonte de lucros. Porém, as “celebridades” evangélicas foram cegadas pela vaidade. Muitos estão aparecendo em meios midiáticos, que até pouco tempo discriminavam o evangelho.
   Nesse caso a glória não é creditada a quem merece. Ao invés de adorarem ao Senhor, alguns buscam satisfazer o próprio ego. Segue a baixo um vídeo que busca retratar a realidade daqueles que adoram e louvam a si mesmos.


sábado, 5 de novembro de 2011

POR QUE SOFRER?



“Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” Mt 6.32.

Infelizmente a ansiedade tem se tornado algo comum. Constantemente encontramos pessoas ansiosas e  algumas  até procuram tratamento para este mal. Porém, seria a ansiedade algo normal? Tratamentos psiquiátricos, ansiolíticos e terapias são suficientes para resolver esta inquietude que aflige tanta gente? Gostaria de dizer a você caro leitor que a solução para a ansiedade está mais perto do que imaginamos. Tristemente o que vemos a nossa volta são pessoas cegas pela angustia da ansiedade, preocupadas com o futuro e sofrendo com algo que virá ou não acontecer, impedidas de viver o presente. Jesus Cristo  nos orienta ao afirma quer:
“...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” Mt 6.25-27.
Jesus, em sua infinita sabedoria nos ensina que devemos vencer em nossa vida  uma etapa de  cada vez. Não podemos deixar de cumprirmos nossas responsabilidades de hoje para nos preocuparmos com o amanhã. Ainda no livro de Mateus encontramos a seguinte admoestação: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6.34. Logo, devemos viver o dia de hoje, enfrentando os problemas, nos alegrando nos momentos de felicidade, reconhecendo as bênçãos de Deus como o emprego,  família, alimento e saúde. O futuro não pode e não deve nos angustiar e nem tirar nossa paz.
A ansiedade não é normal. Aliás, quem conhece ao Senhor não pode se acomodar em uma vida de ansiedade, pois “os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” Mt 6.32. Nas Palavras de Jesus, “gentio” é aquele que não conhece verdadeiramente a Deus. Mas aquele que O conhece, sabe muito bem em quem deve confiar. Lembre-se “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” Salmo 37.5.
A psiquiatria é uma benção, mas pode nos levar ao comodismo. Essa ajuda por si  só não é suficiente. Muitas pessoas passam a vida inteira tomando remédios e não buscam uma solução eficaz. A ansiedade, muitas vezes, é causada por fatores externos. As pessoas andam preocupadas com emprego, casa, contas, aparência e bens materiais. Outras vezes estão ansiosas porque teme o julgamento da saciedade em decorrência de uma fofoca ou atos realizados no passado. Olhe como a solução está perto! Viva o presente buscando aquilo que agrada a Deus e confiando na sua justiça. Jesus afirma: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6.33.
Se você anda ansioso está na hora de confiar em Deus. Saiba que realmente “todas estas coisas vos serão acrescentadas”,  não se preocupe com o amanhã, Deus já sabe o que ocorrerá e não te desamparará. Viva o hoje e reconheça as bênçãos do Senhor. Não se esqueça: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” Salmo 37.5. Que o nosso Senhor lhe abençoe e traga paz ao teu coração.

Rev. João Marcus Cabral.

Abaixo segue uma bela canção de Stênio Marcius, que é extremamente confortadora e muito bonita.


sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VOCÊ TEM CUMPRIDO A SUA MISSÃO?



“...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1.8

Nós evangelizamos confiados de que a salvação é uma obra exclusiva da Santíssima Trindade, “Ao SENHOR pertence a salvação! ” (Jn 2.9). “Depende de Deus o doador da vida, e não dos que estão espiritualmente mortos, decidir quem deve viver e quem deve permanecer em seus pecados[1]”. Podemos observar que “só através do Espírito podemos nos tornar um com Cristo e pode Cristo viver em nossos corações. Não somos salvos até que sejamos feitos um com Cristo e permanecemos salvos”, graças à misericórdia de Deus.
Vários eruditos defendem que o homem pode optar ou influenciar Deus na Sua obra salvadora. Nós cremos que a obra salvadora depende só de Deus. Podemos notar que “a tendência dos homens incrédulos (e mesmo de alguns cristãos rebeldes contra o ensino da totalidade das Escrituras!) é a de serem independentes de Deus. Esse é o sonho de muitos! Mas Deus corta esse mal pela raiz nas Escrituras. Deus não reparte sua independência com ninguém! Ela é prerrogativa dele somente! Os homens sempre haverão de ser barro nas mãos de Deus, que é o grande oleiro![2]”. Devemos anunciar esse Deus que salva de maneira graciosa.
Mas, o que mais nos alegra é que muitos homens estão ouvindo a voz do Senhor e anunciado a Salvação pela graça em Jesus. Porém, parece que alguns termos da ordenança divina precisam ser mais enfatizados! Quando Cristo nos comissiona a pregarmos o Evangelho ele afirma: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” Mt 28.19, e mais: “...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Atos 1.8.
 Notem nesses dois textos que o chamado do Senhor é para pregarmos em todas as nações[3]. Já perceberam como sobram pastores nos grandes centros, onde existem grandes universidades e uma bela mordomia cristã? Não vejo erro em morar nas grandes cidades, desde que a ordem do Senhor esteja acima de nossas vãs pretensões, porém já notaram como é difícil encontrarmos servos de Jesus dispostos a pregarem nas regiões mais pobres do interior do nosso país? Ou do mundo?
Irmãos lembrem-se do que dissera o nosso Senhor: “E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”. Mt 9.37-38. Se estiver sobrando pregadores em alguns lugares e faltando em outros, algo está errado!
Está na hora de rogarmos ao Senhor da seara e de pormos as mãos no arado! Orem pelo interior do nosso país. Ministros da Palavra de Deus deixem o comodismo, venham cumprir a missão que nos foi confiada. Oremos também para que mais homens se disponham a cumprir as ordens do Senhor, onde há necessidade. E rendemos graças a Deus pelos nossos missionários que estão cumprindo a ordem divina, para a glória de Deus.

Abaixo vou postar uns vídeos sobre alguns lugares que precisam das nossas orações. Que Deus nos abençoe.


[1] Charles Hodge, Teologia Sistemática, São Paulo – SP. Hagnos. 2001. p 738.
[2] Heber Carlos de Campos, A Providência e Sua Realização Histórica, São Paulo – SP. Cultura Cristã. 2001. p 34.
[3] O termo “nações” no grego tem o significado de grupos étnicos, logo devemos evangelizar a todas as etnias.





terça-feira, 1 de novembro de 2011

FIDELIDADE



“... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Ap 2.10
Existem duas perguntas importantes quando discutimos sobre o tema “fidelidade”. A primeira é: “O que é fidelidade?”. Se você consultar um dicionário encontrará a seguinte definição: Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade. Afeição e lealdade constante: fidelidade de um amigo. Obrigação recíproca dos esposos de não cometer adultério. Exatidão, semelhança: fidelidade de uma narração. Lealdade; probidade.” (http://www.dicio.com.br/). Com certeza você gosta de conviver e relacionar-se com pessoas fieis, porém diante da resposta dada a primeira pergunta é necessário fazermos a segunda indagação: “Você é fiel?”.
Saiba que aquele que não é fiel a Deus, não será fiel ao seu próximo. Basta lembrarmos os Dez Mandamentos para compreendermos essa realidade. Os quatro primeiros mandamentos tratam do nosso relacionamento com o Senhor, quem ama a Deus fará de tudo para não descumpri-los, Os outros seis mandamentos se referem ao nosso relacionamento com o próximo, quem ama ao próximo perseverará para cumpri-los. Por isso Cristo os resumiu da seguinte forma, quando lhe perguntaram qual é o grande mandamento: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento... E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22.37-39.
Aproveitando a definição dada ao termo “fidelidade” pelo dicionário, tomemos o casamento como exemplo. Se o marido não é fiel a esposa, ele está transgredindo a lei de Deus, logo ele é infiel ao Senhor primeiro e, conseqüentemente, a sua esposa. Quando desprezamos a Palavra de Deus, ou conscientemente distorcemos apenas um dos seus termos, estamos transgredindo toda a lei do Senhor: Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2.10.
Quando nos afastamos da Palavra de Deus nos tornamos infiéis. Perdemos os princípios éticos e morais cristãos. Aliás, os seus ensinamentos devem ser praticados: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1.22.
Pensemos da seguinte forma, a Salmo 119.105 afirma: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”. Logo, vivemos em um mundo de escuridão, quanto mais nos afastamos da luz, mais adentramos nas trevas. Em meio a obscuridade tropeçamos, caímos e nos perdemos. Somente por meio da Palavra de Deus poderemos contemplar a luz de Cristo e encontraremos o caminho que nos conduz a salvação: “ Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6.
Houve um período da história em que o homem afastou-se da Palavra de Deus. As trevas predominavam! A falta de moral e de princípios éticos, fez com que o cristianismo se perdesse, mas, Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia levantou homens como John Wycliff, John Huss, Martinho Lutero, João Calvino e outros, que se empenharam em trazer a Luz que nos guia pelo vale escuro. Alguns, como John Huss, morreram nas fogueiras da inquisição, mas diante da aparente derrota alcançaram a vitória: “... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Ap 2.10.
No dia 31 de outubro comemoramos a Reforma Protestante. Nesse dia lembramos-nos desses homens que foram verdadeiros mártires da Fé, mas, principalmente, nos conscientizamos que a obra deles não foi em vão. Graças ao esforço deles possuímos hoje a Palavra de Deus e podemos seguir o verdadeiro caminho que nos afasta da escuridão.
Vou repetir a pergunta: “Você é fiel?”. Seja como aqueles reformadores! Seja fiel! Viva uma vida de fidelidade ao Senhor, tenha a Palavra de Deus como única regra de Fé e pratica e o Senhor da Igreja lhe abençoará.


Rev. João Marcus Cabral.