segunda-feira, 11 de abril de 2011

O CONSOLO VEM DO SENHOR


“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação” 2 Co 1.3.




A humanidade tem sofrido constantemente ataques de homens maus, que vem ferindo cidadãos de bem. O Massacre ocorrido em uma escola no bairro de Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, foi a principal notícia da ultima semana em todas as mídias. O que podemos dizer aos pais dessas crianças com o propósito de confortá-los? E aos pais das duas adolescentes que foram covardemente assassinadas na cidade de Cunha – SP? O que falar? Há conforto para eles?

Os atos desses assassinos sem escrúpulos nos deixam perplexos. Esses acontecimentos expõem a simples realidade da nossa sociedade cruel onde, segundo Thomas Hobbes "Homo homini lupus", o homem é o lobo do homem, e também, "Bellum omnium contra omnes", é a guerra de todos contra todos.
Diante desses acontecimentos ficamos assustados! Tais fatos nos fazem  lembrar as palavras de Jesus Cristo ao afirmar: “no mundo, passais por aflições” Jo 16.33. Enquanto encontramos em nossa sociedade falsos mestres, falsos profetas e falsos apóstolos, prometendo uma prosperidade momentânea e baseada em um materialismo fútil, o Senhor da Igreja nos alerta sobre a realidade: “haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo...” Lc 21.26
Podemos afirmar que vivemos em tempos difíceis, mas não estamos desamparados. Ao nos refugiarmos em Deus, estamos buscando socorro eterno, e não algo passageiro como o que é prometido por alguns falsos pregadores. Possuímos um Senhor que conhece os nossos sentimentos e fraquezas: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer de nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado” Hb 4.15. Logo, o Senhor Jesus  sabe o quão difícil é enfrentar uma realidade como a que temos enfrentado.
Cristo nos mostra que passamos por aflições, mas nos conforta com a promessa de paz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Jo 16.33. Em tempos difíceis devemos confiar naquele que nos dá a vitória eterna.
O que podemos dizer a esses pais, que estão sofrendo nesse momento de imensa dor, pela perda de seus filhos amados, é que busquem verdadeiramente ao “...Deus de toda consolação!” 2 Co 1.3. Se nesses momentos vocês tem padecido pelos atos maus de homens sem escrúpulos, busquem a paz daquele que pode todas as coisas.
A minha oração em favor de vocês é essa: “A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação” 2 Co 1.7.
Que o nosso Senhor e consolador vos abençoe.

Rev. João Marcus Cabral

1 comentários:

Milton Jr. disse...

É verdade, o consolo só vem do Senhor. Que ele ampare os familiares que sofrem em meio a uma tragédia como essa.
Grande abraço.

Postar um comentário