segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

QUAL É A TUA MOTIVAÇÃO?




“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Cl 3.17.
Quando portugueses e espanhóis descobriam e começavam explorar o chamado “Novo Mundo”, a Europa sofria um forte choque cultural em decorrência da Reforma Protestante e da Contra-Reforma. É bom destacarmos que Portugal e Espanha eram países extremamente católicos. Logo, além da exploração colonial as “grandes navegações” foram justificadas pela propagação da fé católica.
A catequização dos nativos latinos americanos foi na verdade um processo de aculturação dos povos ameríndios. Como os indígenas não se adaptaram a escravidão os colonos foram buscar escravos na África, que além de sofrerem com o trabalho escravo e castigos físicos, deveriam assimilar aspectos culturais dos colonos, inclusive religiosos.
Para os portugueses a catequização foi uma desculpa para exploração colonial. Para ameríndios e africanos, a principio, a religião dos europeus era algo estranho, mas com o passar do tempo se tornou alvo da fé e esperança de libertação.
Não podemos pregar o Evangelho com a motivação errada. Anunciamos a Verdade para que Deus seja glorificado. Quando a nossa motivação é vaidade, financeira ou qualquer atitude que não seja a glória do nosso Senhor, tal pratica se torna pecaminosa.
Não cometa os mesmos erros que cometeram as missões no Brasil colonial. Deixe os falsos interesses de lado e pregue a Palavra de Deus, para que mais pessoas o conheçam e busquem a sua verdade. Se assim procedermos, o Nosso Senhor será glorificado. Que Deus nos abençõe.                                             
Rev. João Marcus

0 comentários:

Postar um comentário