sábado, 31 de dezembro de 2011

ESPERANÇA NO PORVIR


Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” 1 Coríntios 15.19
Geralmente as pessoas fazem planos na “virada” do ano. Traçam metas, planejam o futuro, sonhando com uma vida melhor. Como já dizia a antiga cantiga: “feliz ano novo, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender”. E você? Quais são seus planos? Com o que você tem sonhado?
Podemos observar que a maioria dos objetivos traçados, por pessoas que vivem em um mundo capitalista, está ligada a bens materiais. A nossa sociedade também é caracterizada pelo individualismo. Homens hedonistas que vêem um futuro melhor na satisfação de seus prazeres, nem que para isso tenham que prejudicar o seu próximo.
Ao escrever aos crentes de Corinto, o apóstolo Paulo os orienta sobre o que é prioritário no futuro. A volta de Jesus Cristo se aproxima e os bens materiais, os prazeres pecaminosos e a morte perecerão. Porém, aqueles que esperam a Sua volta, pela graça do Senhor, desfrutarão da vitória eterna: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” 1Co 15.57.
Se algumas pessoas afirmam que a única certeza é a morte, para nós cristãos a certeza é a vida. Temos que nos alegrar nessa esperança! A volta de Jesus é certa e está muito próxima! será que você está preparado para esse grande e maravilhoso dia?
Meu irmão, ouça você também a exortação do apóstolo Paulo e se prepare: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” 1Co 15.58. Não fique a cada ano novo traçando planos fúteis que não te levarão a nada. Comece desde já a acumular o seu tesouro eterno, que consiste no galardão e na maravilhosa presença de Nosso Senhor Jesus. Independente das provações e das tentações permaneça firme no caminho que conduz a salvação “...Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” João 14.6.  Seja um servo fiel, lembrando que “...no Senhor, o vosso trabalho não é vão” 1Co 15.58. Maranata! Vem Senhor Jesus!

Rev. João Marcus Cabral

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DUAS VERDADES QUE APRENDEMOS COM MARIA



A figura de Maria está diretamente ligada ao Natal. Aliás, é comum vermos que as pessoas dão mais ênfase a Maria do que a Jesus Cristo. Artigos e filmes a tratam como uma pessoa diferenciada, revestida de divindade e, talvez isso ocorra devido ao texto bíblico que se encontra em Lucas 1.42, onde lemos: “Bendita és tu entre as mulheres...”. Mas, será que Maria se considerava divina?
Quando observamos o texto bíblico encontramos a declaração de fé dessa mulher que é idolatrada por nossa sociedade. Em Lucas 1.46 ela afirma: “A minha alma engrandece ao Senhor”. Notemos que ela reconhece o senhorio de Jesus. Conhecendo as promessas do Senhor, de que viria o Messias, para nos livrar da escravidão do pecado, ela se prostra diante da supremacia do Deus que “é antes de todas as coisas” Colossenses 1.17, em quem “tudo subsiste” Colossenses 1.17. Sabendo que “Tudo foi criado por meio dele e para ele” Colossenses 1.16, Maria adora ao seu Senhor.
Logo depois ela diz: “e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” Lucas 1.47. Após reconhecer que Jesus é o Senhor de sua vida, ela declara ser Ele o seu Salvador. Entretanto, quem precisa de salvador, senão aquele que está em perigo? Na Bíblia lemos que estávamos todos mortos e Jesus nos deu vida: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” Efésios 2.1, estávamos cheios de pecado: “ Não há justo, nem um sequer” Romanos 3.10, e Cristo morreu na cruz para purificar e salvar sua amada Igreja.
No Natal devemos exaltar a Jesus, nosso Senhor e Salvador. A exemplo de Maria, temos que adorar Aquele que possui a supremacia, e criou todo o universo. Ao lembrarmos que somos pessoas falíveis e pecadoras, contemplemos o Nosso Senhor, cuja vontade é perfeita e nos conduz a uma vida de santidade. Reconheça a soberania do Senhor, sujeite-se ao Seu senhorio e Ele o abençoará. 

Rev. João Marcus.