segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

VAMOS FESTEJAR?


"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido" Lucas 19.10

Você já parou para pensar quais são os elementos essenciais para que haja uma festa de aniversário? Pense comigo. Uma festa de aniversário possui convidados, uma bela decoração, presentes, deliciosos pratos, bolo, conversas animadas, risadas e abraços. Mas, será que não nos esquecemos de nada? Pense bem! Isso! Falta o aniversariante! Ele é fundamental para que haja a festa!
Imagine você em uma festa de aniversário sem o aniversariante! Você deve estar pensando: "isso é impossível!", porém todo ano esse fato inusitado acontece. Em dezembro é celebrado o nascimento de Jesus. Mesmo sabendo que Jesus não nasceu nesse mês, podemos observar que uma grande festa ocorre em todo o mundo sob o pretexto de comemorar o natalício de Cristo.
Nesta festa as pessoas trocam presentes, comem comidas típicas da ocasião, reúnem a família, decoram casa e comércio, nas ruas músicas natalinas são executadas incessantemente, as ruas ficam lotadas de pessoas comprando presentes, a mídia ganha rio de dinheiro com a veiculação de propagandas de produtos de consumo. E Jesus? Onde está a celebração do nascimento do Nosso Salvador?
Como cristãos devemos ser exemplo de como comemorar o Natal. Devemos nos lembrar que Jesus veio para cumprir a promessa de salvação. Alias, para nós essa é uma celebração diária, pois sempre recordamos como Cristo deixou sua glória, veio habitar com homem pecadores, com o propósito de nos salvar, mesmo sem merecermos, da escravidão do pecado.
Nesse natal não se assemelhe a algumas pessoas egoístas que celebram uma festa mesmo na ausência do aniversariante. Alegre-se no verdadeiro sentido do Natal! Lembre-se "... o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido" (Lucas 19.10). O Senhor Jesus cumpriu a promessa de salvação e nos fez Seu povo, por isso devemos celebrar o Seu nascimento todos os dias de nossa vida. Alegre-se em nosso salvador e Ele te abençoará.


       Rev. João Marcus Cabral    

quarta-feira, 12 de junho de 2013

FESTA JUNINA GOSPEL, PODE?

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.2

Qual seria o problema de participarmos do carnaval em um bloco "gospel" ou de uma festa Junina? Algumas igrejas tem investido nessas festas como estratégia de evangelização. No caso da festa junina, que é celebrada no presente mês, acham que ao mudar o nome para festa do milho, caipira, da roça e outros, é suficiente para disfarçar o caráter idólatra dessa festividade pagã.
Não podemos nos esquecer que ao instituir a Igreja de Cristo o Senhor nos chamou para sermos santo. A palavra "Igreja" tem o significado de "chamados para fora", enquanto o termo "santo" expressa a ideia de "separados das coisas comuns". É nesse sentido que o apóstolo Paulo afirma: "E não vos conformeis com este século" Rm 12.1, ou seja, não podemos tomar a forma do presente século. Como seremos "luz do mundo" e "sal da terra" se praticarmos as mesma coisas que os demais?
Mesmo que algumas pessoas digam o contrário, carnaval sempre será uma festa pagã e festa junina sempre será lembrada como uma festividade idólatra! Na Idade Antiga os romanos celebravam a deusa Juno. As celebrações, e culto, dedicados a essa deusa eram denominadas de "junônias", por isso o nome "festa junina". Como o catolicismo não conseguiu acabar com essa prática, a adaptou para uma festa cristã. Porém o caráter idólatra permaneceu, já que passaram a celebrar santos católicos.
   Ao realizarmos festas que remontam ao paganismo, estamos nos conformando com este século, deixamos de ser sal da terra e luz do mundo. Ao considerarmos que Jesus já nos tirou das trevas e nos chamou para sermos santos, não precisamos dessas celebrações para nos alegrarmos, pois a graça de Cristo nos basta (2 Co 12.9).
Fujamos do mal e de sua aparência! Pois, só assim experimentaremos "a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.". Que Deus assim nos abençoe!

Rev. João Marcus Cabral


quarta-feira, 24 de abril de 2013

PRIORIZE A VERDADE




"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". João 17.17

Em determinados momentos de nossa vida podemos ser enganados por nós mesmos.Talvez está afirmação lhe cause estranheza, mas não se esqueça que a nossa mente pode facilmente nos ludibriar, já que "Enganoso é o coração (a razão) do homem, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jr 17.9. Logo, devemos ter a consciência de que a nossa vontade, o nosso desejo e o nosso ego podem facilmente nos enganar.
Frequentemente notamos a mentira dos outros, mas não enxergamos a mentira que nasce em nosso íntimo propagando o engano que tanto nos prejudica. Ao interpretarmos a Palavra de Deus e suas doutrinas, devemos nos lembrar que o fator determinante da interpretação bíblica não é a nossa razão, consciência ou capacidade de interpretação, mas o próprio Deus, ou seja, não importa aquilo que queremos que a Bíblia fale e sim aquilo que Deus fala através dela.
Cremos que o Senhor se revela a nós por meio de Sua Palavra. É nela que encontramos quem Deus é, qual é a Sua vontade, quais são os princípios de santidade e como devemos adorar a Deus, por isso o Senhor Jesus afirma: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." Jo 5.39. É por meio da Palavra de Deus que conhecemos o Nosso Senhor. 
Ao examinarmos a Escritura Sagrada devemos ter em mente que não somos capazes de interpretá-la por nós mesmos mas, o Espírito santo é quem nos guia à correta interpretação das Escrituras.
Logo, não devemos confiar em nossa própria vontade, naquilo que nos satisfaz ou no que julgamos ser correto. Esforcemo-nos dioturnamente em conhecer a verdade pois está escrito:  "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará "( Jo 8.32). Não se iluda com falsas doutrinas que são frutos de mentes pecaminosas! Não deposite a sua esperança em cânticos, (será que devo chamar assim?) pois eles não substituem a Palavra de Deus! Muitas pessoas querendo servir a Deus o buscam na mentira dos seus próprios corações. No terminar da última canção de um cd pop gospel termina também a fé das pessoas que não fundamentam  sua crença na Palavra de Deus.
Busque conhecer a Deus e Sua vontade nas Escrituras Sagradas. Não siga a mentira, mas viva uma vida de santidade e adoração na ÚNICA e VERDADEIRA revelação Divina: A Bíblia (Jo 17.17). Que o Nosso bom Senhor lhe abençoe.


Rev. João Marcus Cabral.