terça-feira, 1 de novembro de 2011

FIDELIDADE



“... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Ap 2.10
Existem duas perguntas importantes quando discutimos sobre o tema “fidelidade”. A primeira é: “O que é fidelidade?”. Se você consultar um dicionário encontrará a seguinte definição: Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade. Afeição e lealdade constante: fidelidade de um amigo. Obrigação recíproca dos esposos de não cometer adultério. Exatidão, semelhança: fidelidade de uma narração. Lealdade; probidade.” (http://www.dicio.com.br/). Com certeza você gosta de conviver e relacionar-se com pessoas fieis, porém diante da resposta dada a primeira pergunta é necessário fazermos a segunda indagação: “Você é fiel?”.
Saiba que aquele que não é fiel a Deus, não será fiel ao seu próximo. Basta lembrarmos os Dez Mandamentos para compreendermos essa realidade. Os quatro primeiros mandamentos tratam do nosso relacionamento com o Senhor, quem ama a Deus fará de tudo para não descumpri-los, Os outros seis mandamentos se referem ao nosso relacionamento com o próximo, quem ama ao próximo perseverará para cumpri-los. Por isso Cristo os resumiu da seguinte forma, quando lhe perguntaram qual é o grande mandamento: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento... E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22.37-39.
Aproveitando a definição dada ao termo “fidelidade” pelo dicionário, tomemos o casamento como exemplo. Se o marido não é fiel a esposa, ele está transgredindo a lei de Deus, logo ele é infiel ao Senhor primeiro e, conseqüentemente, a sua esposa. Quando desprezamos a Palavra de Deus, ou conscientemente distorcemos apenas um dos seus termos, estamos transgredindo toda a lei do Senhor: Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2.10.
Quando nos afastamos da Palavra de Deus nos tornamos infiéis. Perdemos os princípios éticos e morais cristãos. Aliás, os seus ensinamentos devem ser praticados: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1.22.
Pensemos da seguinte forma, a Salmo 119.105 afirma: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”. Logo, vivemos em um mundo de escuridão, quanto mais nos afastamos da luz, mais adentramos nas trevas. Em meio a obscuridade tropeçamos, caímos e nos perdemos. Somente por meio da Palavra de Deus poderemos contemplar a luz de Cristo e encontraremos o caminho que nos conduz a salvação: “ Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6.
Houve um período da história em que o homem afastou-se da Palavra de Deus. As trevas predominavam! A falta de moral e de princípios éticos, fez com que o cristianismo se perdesse, mas, Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia levantou homens como John Wycliff, John Huss, Martinho Lutero, João Calvino e outros, que se empenharam em trazer a Luz que nos guia pelo vale escuro. Alguns, como John Huss, morreram nas fogueiras da inquisição, mas diante da aparente derrota alcançaram a vitória: “... Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Ap 2.10.
No dia 31 de outubro comemoramos a Reforma Protestante. Nesse dia lembramos-nos desses homens que foram verdadeiros mártires da Fé, mas, principalmente, nos conscientizamos que a obra deles não foi em vão. Graças ao esforço deles possuímos hoje a Palavra de Deus e podemos seguir o verdadeiro caminho que nos afasta da escuridão.
Vou repetir a pergunta: “Você é fiel?”. Seja como aqueles reformadores! Seja fiel! Viva uma vida de fidelidade ao Senhor, tenha a Palavra de Deus como única regra de Fé e pratica e o Senhor da Igreja lhe abençoará.


Rev. João Marcus Cabral.

0 comentários:

Postar um comentário