sábado, 5 de novembro de 2011

POR QUE SOFRER?



“Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” Mt 6.32.

Infelizmente a ansiedade tem se tornado algo comum. Constantemente encontramos pessoas ansiosas e  algumas  até procuram tratamento para este mal. Porém, seria a ansiedade algo normal? Tratamentos psiquiátricos, ansiolíticos e terapias são suficientes para resolver esta inquietude que aflige tanta gente? Gostaria de dizer a você caro leitor que a solução para a ansiedade está mais perto do que imaginamos. Tristemente o que vemos a nossa volta são pessoas cegas pela angustia da ansiedade, preocupadas com o futuro e sofrendo com algo que virá ou não acontecer, impedidas de viver o presente. Jesus Cristo  nos orienta ao afirma quer:
“...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” Mt 6.25-27.
Jesus, em sua infinita sabedoria nos ensina que devemos vencer em nossa vida  uma etapa de  cada vez. Não podemos deixar de cumprirmos nossas responsabilidades de hoje para nos preocuparmos com o amanhã. Ainda no livro de Mateus encontramos a seguinte admoestação: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mt 6.34. Logo, devemos viver o dia de hoje, enfrentando os problemas, nos alegrando nos momentos de felicidade, reconhecendo as bênçãos de Deus como o emprego,  família, alimento e saúde. O futuro não pode e não deve nos angustiar e nem tirar nossa paz.
A ansiedade não é normal. Aliás, quem conhece ao Senhor não pode se acomodar em uma vida de ansiedade, pois “os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas” Mt 6.32. Nas Palavras de Jesus, “gentio” é aquele que não conhece verdadeiramente a Deus. Mas aquele que O conhece, sabe muito bem em quem deve confiar. Lembre-se “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” Salmo 37.5.
A psiquiatria é uma benção, mas pode nos levar ao comodismo. Essa ajuda por si  só não é suficiente. Muitas pessoas passam a vida inteira tomando remédios e não buscam uma solução eficaz. A ansiedade, muitas vezes, é causada por fatores externos. As pessoas andam preocupadas com emprego, casa, contas, aparência e bens materiais. Outras vezes estão ansiosas porque teme o julgamento da saciedade em decorrência de uma fofoca ou atos realizados no passado. Olhe como a solução está perto! Viva o presente buscando aquilo que agrada a Deus e confiando na sua justiça. Jesus afirma: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mt 6.33.
Se você anda ansioso está na hora de confiar em Deus. Saiba que realmente “todas estas coisas vos serão acrescentadas”,  não se preocupe com o amanhã, Deus já sabe o que ocorrerá e não te desamparará. Viva o hoje e reconheça as bênçãos do Senhor. Não se esqueça: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” Salmo 37.5. Que o nosso Senhor lhe abençoe e traga paz ao teu coração.

Rev. João Marcus Cabral.

Abaixo segue uma bela canção de Stênio Marcius, que é extremamente confortadora e muito bonita.


0 comentários:

Postar um comentário